TÓPICOS DE ESTUDO EM LÍNGUA PORTUGUESA (Obrigatório)
Objetivos:
- Expandir conceitos relativos à língua portuguesa, bem como aprofundar os conhecimentos relativos aos saberes apresentados pelo QSN (2019);
- Refletir sobre conceitos oriundos de teorias linguísticas e da gramática normativa;
- Discutir e apresentar reflexões, sugestões e propostas.
Público-alvo (participação obrigatória): Educadores da Rede Própria de Educação de Guarulhos (Diretores de Escola; Vice-diretores; Professores-Coordenadores Pedagógicos; Professores de Educação Básica, incluindo os especialistas das diversas áreas do conhecimento e professores do contrato emergencial; Professores de Educação Infantil; Agentes de Desenvolvimento Infantil; Coordenadores de Pro gramas Educacionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e no Educa Mais. Demais servidores da Secretaria de Educação poderão realizá-lo por livre escolha, fora do seu horário de trabalho, com direito a certificação com carga horária correspondente às horas de atividades realizadas (Art. 2º da Portaria nº 182/2023–SE).
Início : 01/04/2024
Coordenação: Divisão Técnica de Currículo e Análise de Materiais Pedagógicos
TÓPICOS DE ESTUDO EM LÍNGUA PORTUGUESA (Por Inscrição)
Objetivos:
- Expandir conceitos relativos à língua portuguesa, bem como aprofundar os conhecimentos relativos aos saberes apresentados pelo QSN (2019);
- Refletir sobre conceitos oriundos de teorias linguísticas e da gramática normativa;
- Discutir e apresentar reflexões, sugestões e propostas.
Público-alvo: Profissionais da Rede Municipal de Educação de Guarulhos poderão realizá-lo por livre escolha, fora do seu horário de trabalho, com direito à certificação com carga horária correspondente às horas de atividades realizadas, exceto os servidores das funções consideradas como participação obrigatória, listadas no Art. 2º da Portaria nº 182/2023–SE.
Início : 01/04/2024
Coordenação: Divisão Técnica de Currículo e Análise de Materiais Pedagógicos
Desenvolvimento de fala e linguagem - 1º semestre de 2024
Objetivos:
- Desenvolver formação que discorra sobre o desenvolvimento de fala, assim como todos os processos e utilizado para tanto.
- Pontuar marcos do desenvolvimento e suas possíveis falhas, capacitando o (a) educador) reflita sobre o quanto e como tais falhas e/ou desvios podem impactar no aprendizado em cada escolar. Da mesma forma, reflexão das diferenças de aproveitamento frente ao mesmo estímulo.
- Sensibilizar o educador para identificar falhas e desenvolver estratégias para estimular a habilidade que porventura possa ser melhoradas e serviços ao(a) educador(a) educando(as) que não idade aos de apoio esperado precocemente.
Público-alvo: Profissionais do Quadro do Magistério Municipal das Escolas da Rede Municipal e Instituições Parceiras.
Carga horária: 40 horas.
Início: 01/04/2024
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - PROFESSOR(A) EMERGENCIAL
Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional.
Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas.
Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018, numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas.
Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.
Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!
Caminhos e possibilidades para a Educacao Inclusiva (Consulta)
Material de Consulta
Objetivo: estimular o debate e a reflexão sobre a urgência da transformação de posturas afetivas e sociais para o avanço em uma educação para todos, valorizando as diferenças, a fim de garantir igualdade de oportunidades e adaptação de um sistema educativo com foco na equidade.
Público-alvo (participação obrigatória): Todos os responsáveis que assistem nas escolas da Rede Própria: Diretores de Escola, Vice-diretores, Professores Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Infantil (PEI / ADI), Professores de Educação Básica (PEB), Professores de Educação Básica das diversas áreas de conhecimento, Professores de Educação Básica da EJA, Professores de Educação Especial (PEE), Coordenadores de Programas Educacionais / Professores de AEE / Professores do Programa Educa Mais, Professores Eventuais (que assumirem turma por mais de 15 dias) e Professores Reabilitados / Readaptados.
Coordenação: Divisão Técnica de Políticas e para a Diversidade e Inclusão Educacional
INTRODUÇÃO À EDUCOMUNICAÇÃO - 2º SEMESTRE DE 2023
A Educomunicação é um novo campo teórico-prático que busca alinhar demandas da educação com a utilização de ferramentas tecnológicas e midiáticas, assumindo um papel importante como ferramenta para a construção de documentação pedagógica, gestão democrática, prática de ensino e comunicação com a comunidade escolar.
Objetivo: oferecer possibilidades de utilização de recursos midiáticos como instrumentos para que professores qualifiquem seu trabalho pedagógico, seus registros e documentação dando mais visibilidade aos percursos das crianças, suas vivências, interações e aprendizagens, bem como exercício da gestão democrática por meio da comunicação clara e efetiva.
Público-Alvo: Professores e Gestores da Rede Municipal de Educação de Guarulhos.
Carga Horária: 60 horas (Sendo 36h presenciais e 24h EaD)
Modalidade: Híbrido.
Início: 31/08/2023EXPOCRIATIVIDADE: REFLETINDO SOBRE AS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PERSPECTIVA DO QSN - 2º SEMESTRE DE 2023
Objetivos: Fomentar a participação dos educandos e educadores da rede municipal de Educação de Guarulhos na Expocriatividade, subsidiando os interessados nos processos de reflexão, elaboração e desenvolvimento dos projetos a serem realizados em espaços educacionais.
Este curso visa complementar as ações destinadas à 7ª edição da Expocriatividade 2023, com o intuito de qualificar as ações educacionais que dialogam com o tema da Semana do Conhecimento 2023, “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, em diálogo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas (ONU), na perspectiva da Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários.
Público-alvo: PEB, e demais agentes educacionais de instituições de ensino municipal, que pretendem participar da Expocriatividade 2023.
Carga horária: 40h, sendo:
· 10 horas em EaD - plataforma Currículo
· 30 horas - participação na Expocriatividade
Início: 07/08/2023FORMAÇÃO EM ÁLGEBRA PARA OS ANOS INICIAIS UTILIZANDO TECNOLOGIA - 2º SEMESTRE DE 2023
Objetivos:
· Compreender as possibilidades do estudo da aritmética e da álgebra a partir de padrões visuais;
· Apropriar-se de recursos tecnológicos enquanto suporte do processo de ensino e aprendizagem da formação docente para o desenvolvimento de conteúdos do ensino fundamental.
Público-alvo: Professor de Educação Básica - PEB.
Carga horária: 30 horas
Início: 14/08/2023
SAÚDE AUDITIVA - 2º SEMESTRE DE 2023
Objetivos:
Desenvolver formação que esclareça a importância da saúde auditiva na qualidade de vida e no processo educativo;
Compreender e utilizar na prática pedagógica as etapas do desenvolvimento auditivo verbal subsidiando elementos que eliminem dificuldades de linguagem oral e escrita no processo de aprendizagem;
Sensibilizar o olhar do Educador para identificar alunos,(as) com possíveis sinais de alterações auditivas;
Conhecer o Programa Saúde na Escola – PSE e identificar a saúde auditiva como uma das doze ações que o programa defende.
Coordenação: Divisão Técnica de Programas e Projetos Complementares à Educação Básica
Público-Alvo: Profissionais do quadro do Magistério Municipal das Escolas da Rede Própria e Instituições Parceiras
Carga Horária: 40 horas
Início: 07/08/2023
DESENVOLVIMENTO DE FALA E LINGUAGEM - 2º SEMESTRE DE 2023
Objetivos:
- Desenvolver formação que discorra sobre o desenvolvimento de fala, assim como todos os processos e utilizado para tanto.
- Pontuar marcos do desenvolvimento e suas possíveis falhas, capacitando o (a) educador) reflita sobre o quanto e como tais falhas e/ou desvios podem impactar no aprendizado em cada escolar. Da mesma forma, reflexão das diferenças de aproveitamento frente ao mesmo estímulo.
- Sensibilizar o educador para identificar falhas e desenvolver estratégias para estimular a habilidade que porventura possa ser melhoradas e serviços ao(a) educador(a) educando(as) que não idade aos de apoio esperado precocemente.
Público-alvo: Profissionais do Quadro do Magistério Municipal das Escolas da Rede Municipal e Instituições Parceiras.
Carga horária: 40 horas.
Início: 07/08/2023
Caminhos e possibilidades para a Educacao Inclusiva (Rede Própria)
Objetivo: estimular o debate e a reflexão sobre a urgência da transformação de posturas afetivas e sociais para o avanço em uma educação para todos, valorizando as diferenças, a fim de garantir igualdade de oportunidades e adaptação de um sistema educativo com foco na equidade.
Público-alvo (participação obrigatória): Todos os responsáveis que assistem nas escolas da Rede Própria: Diretores de Escola, Vice-diretores, Professores Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Infantil (PEI / ADI), Professores de Educação Básica (PEB), Professores de Educação Básica das diversas áreas de conhecimento, Professores de Educação Básica da EJA, Professores de Educação Especial (PEE), Coordenadores de Programas Educacionais / Professores de AEE / Professores do Programa Educa Mais, Professores Eventuais (que assumirem turma por mais de 15 dias) e Professores Reabilitados / Readaptados.
Coordenação: Divisão Técnica de Políticas e para a Diversidade e Inclusão Educacional
Caminhos e possibilidades para a Educacao Inclusiva (Instituições Parceiras)
Objetivo: estimular o debate e a reflexão sobre a urgência da transformação de posturas afetivas e sociais para o avanço em uma educação para todos, valorizando as diferenças, a fim de garantir igualdade de oportunidades e adaptação de um sistema educativo com foco na equidade.
Público-alvo (participação obrigatória): Educadores das Instituições Parceiras.
Início: 03/04/2023
Coordenação: Divisão Técnica de Políticas e para a Diversidade e Inclusão Educacional
Caminhos e possibilidades para a Educacao Inclusiva (livre por inscrição)
Objetivo: estimular o debate e a reflexão sobre a urgência da transformação de posturas afetivas e sociais para o avanço em uma educação para todos, valorizando as diferenças, a fim de garantir igualdade de oportunidades e adaptação de um sistema educativo com foco na equidade.
Público-alvo (participação livre, por inscrição): Educadores que atuam nas unidades escolares da rede própria (direta ou indiretamente): Supervisores Escolares, Professores Eventuais (sem sala ou que assumirem sala por menos de 15 dias), Coordenadores de Programas Educacionais (na sede da SE), Músicos do Projeto Música nas Escolas, Agentes de Apoio à Inclusão e Estagiários de Pedagogia e Enfermagem (nas EPGs).
Início: 27/03/2023
Coordenação: Divisão Técnica de Políticas e para a Diversidade e Inclusão Educacional
Desenvolvimento de Fala e Linguagem - 1º semestre de 2023
Objetivos:
- Desenvolver formação que discorra sobre o desenvolvimento de fala, assim como todos os processos e utilizado para tanto.
- Pontuar marcos do desenvolvimento e suas possíveis falhas, capacitando o (a) educador) reflita sobre o quanto e como tais falhas e/ou desvios podem impactar no aprendizado em cada escolar. Da mesma forma, reflexão das diferenças de aproveitamento frente ao mesmo estímulo.
- Sensibilizar o educador para identificar falhas e desenvolver estratégias para estimular a habilidade que porventura possa ser melhoradas e serviços ao(a) educador(a) educando(as) que não idade aos de apoio esperado precocemente.
Público-alvo: Profissionais do Quadro do Magistério Municipal das Escolas da Rede Municipal e Instituições Parceiras.
Carga horária: 40 horas.
Início: 13/03/2023
Desenvolvimento de Fala e Linguagem - 2º semestre de 2022
Objetivos:
- Desenvolver formação que discorra sobre o desenvolvimento de fala, assim como todos os processos e utilizado para tanto.
- Pontuar marcos do desenvolvimento e suas possíveis falhas, capacitando o (a) educador) reflita sobre o quanto e como tais falhas e/ou desvios podem impactar no aprendizado em cada escolar. Da mesma forma, reflexão das diferenças de aproveitamento frente ao mesmo estímulo.
- Sensibilizar o educador para identificar falhas e desenvolver estratégias para estimular a habilidade que porventura possa ser melhoradas e serviços ao(a) educador(a) educando(as) que não idade aos de apoio esperado precocemente.
Público-alvo: Profissionais do Quadro do Magistério Municipal das Escolas da Rede Municipal e Instituições Parceiras.
Carga horária: 40 horas.
Início: 30/08/2022
Desenvolvimento de Fala e Linguagem - 1º semestre de 2022
Objetivos:
- Desenvolver formação de disco sobre o desenvolvimento de fala, assim como todos os processos e utilizado para tanto.
- Marcos pontuais do desenvolvimento e suas possíveis falhas, capacitando o (a) educador) reflita sobre o quanto e como tais falhas e/ou desvios podem impactar no aprendizado em cada escolar. Da mesma forma, reflexão das diferenças de aproveitamento frente ao mesmo estímulo.
- Sensibilizar o educador para identificar falhas e desenvolver estratégias para estimular a habilidade que porventura possa ser melhoradas e serviços ao(a) educador(a) educando(as) que não idade aos de apoio esperado precocemente.
Público-alvo: Profissionais do Quadro do Magistério Municipal das Escolas da Rede Municipal e Instituições Parceiras.
Carga horária: 40 horas.
Início: 07/03/2022
Saúde Auditiva - 1º semestre de 2023
Objetivos:
Desenvolver formação que esclareça a importância da saúde auditiva na qualidade de vida e no processo educativo;
Compreender e utilizar na prática pedagógica as etapas do desenvolvimento auditivo verbal subsidiando elementos que eliminem dificuldades de linguagem oral e escrita no processo de aprendizagem;
Sensibilizar o olhar do Educador para identificar alunos,(as) com possíveis sinais de alterações auditivas;
Conhecer o Programa Saúde na Escola – PSE e identificar a saúde auditiva como uma das doze ações que o programa defende.
Coordenação: Divisão Técnica de Programas e Projetos Complementares à Educação Básica
Público-Alvo: Profissionais do quadro do Magistério Municipal das Escolas da Rede Própria e Instituições Parceiras
Carga Horária: 40 horas
Início: 13/03/2023
Orelhinha do Bem - 2º Semestre 2022
Objetivos:
Desenvolver formação que esclareça a importância da saúde auditiva na qualidade de vida e no processo educativo;
Compreender e utilizar na prática pedagógica as etapas do desenvolvimento auditivo verbal subsidiando elementos que eliminem dificuldades de linguagem oral e escrita no processo de aprendizagem;
Sensibilizar o olhar do Educador para identificar alunos,(as) com possíveis sinais de alterações auditivas;
Conhecer o Programa Saúde na Escola – PSE e identificar a saúde auditiva como uma das doze ações que o programa defende.
Coordenação: Divisão Técnica de Programas e Projetos Complementares à Educação Básica
Público-Alvo: Profissionais do quadro do Magistério Municipal das Escolas da Rede Própria e Instituições Parceiras
Carga Horária: 40 horas
Início: 31/08/2022
Orelhinha do Bem - 1º Semestre 2022
Objetivos:
Desenvolver formação que esclareça a importância da saúde auditiva na qualidade de vida e no processo educativo;
Compreender e utilizar na prática pedagógica as etapas do desenvolvimento auditivo verbal subsidiando elementos que eliminem dificuldades de linguagem oral e escrita no processo de aprendizagem;
Sensibilizar o olhar do Educador para identificar alunos,(as) com possíveis sinais de alterações auditivas;
Conhecer o Programa Saúde na Escola – PSE e identificar a saúde auditiva como uma das doze ações que o programa defende.
Coordenação: Divisão Técnica de Programas e Projetos Complementares à Educação Básica
Público-Alvo: Profissionais do quadro do Magistério Municipal das Escolas da Rede Própria e Instituições Parceiras
Carga Horária: 40 horas
Início: 07/03/2022