Cursos de Formação Permanente para servidores da Educação.

Promovendo a Alimentação Saudável
Cristiane Tavares Matias

Promovendo a Alimentação Saudável

Este curso visa promover a formação da equipe escolar da rede municipal de ensino sobre o tema alimentação e nutrição, potencializando a prática de Educação alimentar e nutricional no ambiente escolar.


Bom estudo!

ESTRUTURAS AVALIATIVAS                              E MANIFESTAÇÕES                                        NAS PRÁTICAS
Simone Beltran CassaniErica Borges MachadoLucia Cristina Ávila BezerraTania De Jesus AlvesDaniela Lucio

ESTRUTURAS AVALIATIVAS E MANIFESTAÇÕES NAS PRÁTICAS

Apresentar os elementos estruturantes das avaliações relacionadas às aprendizagens específicas das unidades temáticas elencadas nos eixos de Comunicação e Expressão e a Educação Matemática, a fim de compreender suas manifestações nas práticas, tanto no ensino presencial e híbrido, como nas avaliações externas.



CONVERSAS SOBRE AVALIAÇÃO
Simone Beltran CassaniErica Borges MachadoLucia Cristina Ávila BezerraTania De Jesus AlvesDaniela Lucio

CONVERSAS SOBRE AVALIAÇÃO

Estudar a avaliação como um meio indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações relacionadas ao ensino/aprendizagem.



Orelhinha do Bem
Inês Aparecida Franco de MatosMILENA MARTINS UMEDA SOUZA

Orelhinha do Bem

Objetivos:

Desenvolver formação que esclareça a importância da saúde auditiva na qualidade de vida e no processo educativo;

Compreender e utilizar na prática pedagógica as etapas do desenvolvimento auditivo verbal subsidiando elementos que eliminem dificuldades de linguagem oral e escrita no processo de aprendizagem;

Sensibilizar o olhar do Educador para identificar alunos,(as) com possíveis sinais de alterações auditivas;

Conhecer o Programa Saúde na Escola – PSE e identificar a saúde auditiva como uma das doze ações que o programa defende.

Coordenação: Divisão Técnica de Programas e Projetos Complementares à Educação Básica

Público-Alvo: Profissionais do quadro do Magistério Municipal das Escolas da Rede Própria e Instituições Parceiras

Carga Horária: 30 horas

Início: 23/08/2021


CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - TURMA 03
Simone Neves De Araujo Mariano

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - TURMA 03

Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional. 

Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas. 

Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018,  numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas. 

Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.

Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!

Tutoria: Gustavo Salatino
Apoio: Simone Neves

Estudo de ações para retomada das aulas presenciais

Estudo de ações para retomada das aulas presenciais

Este curso visa promover a reflexão acerca do cenário atual de pandemia por COVID-19 e as possibilidades de trabalho com os educandos, considerando o retorno das aulas presenciais, mesmo que de forma parcial.  As reflexões, discussões e construção de ações, servirão de subsídios para esta retomada.

A organização foi realizada pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE), e ofertado a todos os profissionais da Educação das escolas próprias e instituições parceiras do município de Guarulhos. Até o momento, 4.329 profissionais inscreveram-se para realizar o curso fora do horário de trabalho, com certificação de 30 horas. Além disso, esta mesma formação foi realizada por 1.909 profissionais, para cumprimento de jornada de trabalho.

Este é o momento de refletirmos, compartilharmos conhecimento e buscarmos soluções em grupo junto à comunidade escolar. É tempo de (re)pensar  novas formas de ensinar e aprender. Para tanto, estamos disponibilizando este curso para que todos tenham acesso. Não é necessário realizar login na plataforma, pois é aberto a visitantes.

 

Bom estudo!