ATIVIDADE 1 – Vídeo e leitura: Refletindo sobre isolamento social, distanciamento físico e contato social
REFLETINDO SOBRE ISOLAMENTO SOCIAL, DISTANCIAMENTO FÍSICO E CONTATO SOCIAL
O cenário da pandemia
• Inimigo real;
• Reinventar nossas vidas;
• A noção do tempo foi alterada;
• Olhar para a casa;
• Olhar para as pessoas;
• Teletrabalho - Casa e trabalho tudo junto e misturado;
• Consequências sociais e psicológicas.
Aspectos Sociais
• Distanciamento social – pessoas + 60 e grupo de risco;
• Novos hábitos higiênicos e uso de máscara;
• Restrição das atividades econômicas;
• Desemprego - Diminuição da renda familiar;
• Desigualdade Social;
• Fechamento de estabelecimentos.
Aspectos psicológicos
- Sair do que era familiar, do conhecido, gera desconforto, desorientação, medos;
- Sentimento de culpa por achar que não dará conta das novas demandas produzindo inseguranças, angústias e ansiedades;
- Vulnerabilidade, de entrar em contato com o que não temos o controle potencializando fragilidades.
- Dificuldade em administrar o tempo, de estabelecer limites, causando sobrecarga emocional;
- A privação da liberdade e da convivência com outras pessoas traz sentimento de impotência;
- Instabilidade emocional frente às mortes;
- A condição do luto (diferente) perdas.
Cuidar de quem cuida e educa!
- Acolhimento (vem de acolher, receber, dar segurança);
- Escuta (é estar presente, inteiro e disponível ao outro, ao que ele fala, como fala, suas expressões, gestos, sem pré-julgamentos);
- Princípios (respeito com os sentimentos, cuidado, relação de confiança, solidariedade e empatia);
Qual a importância desse espaço de escuta e acolhimento na escola?
- Reconhecer similaridades, quais sentimentos em comum, suas preocupações, angústias, medos, expectativas;
- Quando as dificuldades são compartilhadas - caminhos, estratégias;
- Compartilhar o que estão descobrindo ou redescobrindo;
- Fortalece os vínculos, a colaboração, a empatia e o sentimento de que não estamos sozinhos;
- As interações propiciam aprendizagens - criar mecanismos internos de superação e transformação.
Como fazer na minha escola?
O que fazer para amenizar esse momento...
- Evitar excessos de notícias negativas;
- Colocar limites no ambiente no teletrabalho;
- Estabelecimento de rotina;
- Diminuir as exigências deste momento consigo mesmo e com o outro;
- Fazer atividade física;
- Cultivar as relações sociais;
- Aprender ou reaprender algo;
- Conexão com a natureza;
- Técnicas de relaxamento;
- Buscar algo que goste.
Onde buscar ajuda especializada
- Disque 188 - Centro de Valorização da Vida (CVV) para apoio imediato;
- Disque 180 - Central de Atendimento à Mulher para caso de violência doméstica;
- Disque 100 – Disque Direitos Humanos;
- TelePSI – Ministério da Saúde https://sites.google.com/hcpa.edu.br/telepsi/;
- Central GRU Acolhe – (11) 4968-8870 - Segunda-feira a Sexta-feira das 08:00 as 16:00 Horas.
Referências
- www.novaescola.org.br
- Cartilha de Apoio à saúde mental do(a) professor(a) durante a pandemia de Covid-19 – USP – Ribeirão Preto. Disponível em https://www.sinesp.org.br/images/2020/Julho2020/Cartilha_sa%C3%BAde_mental_professores_1.pdf
- Cartilha de Apoio à saúde mental do(a) professor(a) durante a pandemia de Covid-19 – USP – Ribeirão Preto - Disponível em https://www.pucrs.br/coronavirus/wp-content/uploads/sites/270/2020/06/2020_06_18-coronavirus-cartilhas-educacao_basica_em_tempos_de_pandemia-guia_de_recomendacoes_gerais_para_reabertura_das_escolas.pdf
- VÍDEO:
Senhor Coron. Disponível em