ATIVIDADE 1 – Vídeo e leitura: Refletindo sobre isolamento social, distanciamento físico e contato social

    

 


REFLETINDO SOBRE ISOLAMENTO SOCIAL, DISTANCIAMENTO FÍSICO E CONTATO SOCIAL

  

O cenário da pandemia


•       Inimigo real;

•       Reinventar nossas vidas;

•       A noção do tempo foi alterada;

•       Olhar para a casa;

•       Olhar para as pessoas;

•       Teletrabalho -  Casa e trabalho tudo junto e misturado;

•       Consequências sociais e psicológicas.

 

Aspectos Sociais


•       Distanciamento social – pessoas + 60 e grupo de risco;

•       Novos hábitos higiênicos e uso de máscara;

•       Restrição das atividades econômicas;

•       Desemprego - Diminuição da renda familiar;

•       Desigualdade Social;

•       Fechamento de estabelecimentos.

 

Aspectos psicológicos




  • Sair do que era familiar, do conhecido, gera desconforto, desorientação, medos;
  • Sentimento de culpa por achar que não dará conta das novas demandas produzindo inseguranças, angústias e ansiedades;
  • Vulnerabilidade, de entrar em contato com o que não temos o controle potencializando fragilidades.

         


  • Dificuldade em administrar o tempo, de estabelecer limites, causando sobrecarga emocional;
  • A privação da liberdade e da convivência com outras pessoas traz sentimento de impotência;
  • Instabilidade emocional frente às mortes;
  • A condição do luto (diferente)  perdas.


Cuidar de quem cuida e educa!

 

  • Acolhimento (vem de acolher, receber, dar segurança);
  • Escuta (é estar presente, inteiro e disponível ao outro, ao que ele fala, como fala, suas expressões,  gestos, sem pré-julgamentos);
  • Princípios (respeito com os sentimentos, cuidado, relação de confiança, solidariedade e empatia);

                                   









Qual a importância desse espaço de escuta e acolhimento na escola?

 

  • Reconhecer similaridades, quais sentimentos em comum, suas preocupações, angústias, medos, expectativas;
  • Quando as dificuldades são compartilhadas - caminhos, estratégias;
  • Compartilhar o que estão descobrindo ou redescobrindo;
  • Fortalece os vínculos, a colaboração, a empatia e o sentimento de que não estamos sozinhos;
  • As interações propiciam aprendizagens - criar mecanismos internos de superação e transformação.

 

Como fazer na minha escola?


O que fazer para amenizar esse momento...

 

  • Evitar excessos de notícias negativas;
  • Colocar limites no ambiente no teletrabalho;
  • Estabelecimento de rotina;
  • Diminuir as exigências deste momento consigo mesmo e com o outro;
  • Fazer atividade física;
  • Cultivar as relações sociais;
  • Aprender ou reaprender algo;
  • Conexão com a natureza;
  • Técnicas de relaxamento;
  • Buscar algo que goste.

 

Onde buscar ajuda especializada

 

  • Disque 188 - Centro de Valorização da Vida (CVV) para apoio imediato;
  • Disque 180 - Central de Atendimento à Mulher para caso de violência doméstica;
  • Disque 100 – Disque Direitos Humanos;
  • TelePSI – Ministério da Saúde https://sites.google.com/hcpa.edu.br/telepsi/;
  • Central GRU Acolhe – (11) 4968-8870 - Segunda-feira a Sexta-feira das 08:00 as 16:00 Horas.

 

Referências

 



Última atualização: Monday, 7 Jun 2021, 12:27