ATIVIDADE 2 – Vídeo e leitura: A experiência com a pandemia - Um olhar para as crianças e as famílias

  

  

 

 A EXPERIÊNCIA COM A PANDEMIA: UM OLHAR PARA AS CRIANÇAS E AS FAMÍLIAS

 

Como as famílias foram afetadas?

          Quais são as implicações para desenvolvimento integral das crianças?

                          Como a escola pode ajudar nesse momento?

   

  "Cada criança é como é, única, especial, sensível, inteira. 

Todas as crianças estão em permanente estado de transformação, permeáveis que são ao mundo, aos outros, aos ambientes, às palavras e expressões que absorvem, aos estímulos que recebem ou à falta destes.

  "Cada criança é como é, única, especial, sensível, inteira. 

Todas as crianças estão em permanente estado de transformação, permeáveis que são ao mundo, aos outros, aos ambientes, às palavras e expressões que absorvem, aos estímulos que recebem ou à falta destes.

Cada criança é como é.

E nosso desafio não é mudá-las, mas conhecê-las e aceitá-las, acolhê-las e proporcionar situações para que tenham vez e voz.

Dar-lhes espaços, tempos e respiros para serem que são.”

A vez e a voz das crianças - Escutas Antropológicas e poéticas das infâncias

Adriana Friedmann

 


O estresse

 

  • Surge da confrontação entre uma situação desconfortável e os recursos que o indivíduo tem para lidar com ela;
  • A avaliação da situação e os recursos para enfrentá-la – são muito difíceis para uma criança pequena, sobretudo se não tiver adultos que possam ajudá-la nesse momento;
  • Estresse tóxico: ocorre quando a criança vivencia adversidades por um longo período sem o suporte de um adulto. Pode interromper o desenvolvimento saudável do cérebro e de outros sistemas do corpo, aumentando o risco de uma série de doenças;
  • Plasticidade cerebral: Capacidade de constante remodelação não só da função, como também da estrutura do cérebro, influenciada pela experiência e que se estende ao longo da vida.

  

O Luto

             

É uma consequência de uma perda que tivemos, que pode ser de alguém muito querido ou de uma situação que vivenciamos (perda de um emprego, separações, perda  do corpo da juventude, etc.).

Elaboração do Luto:

  • Necessário viver o luto (falar, chorar);
  • Respeito ao tempo de cada um para superação;
  • Apoio emocional (escuta, acolhimento);
  • Quando necessário acompanhamento profissional.   

  

No contexto da pandemia está ainda mais presente (perdas em diferentes aspectos, ao mesmo tempo, em um período prolongado).


Algumas manifestações das crianças


  • É natural que as crianças pequenas passem a dormir mal, não comer, chorar, morder, demonstrar apatia ou distanciamento;
  • Também podem apresentar regressões, agitação, comportamentos agressivos e apego excessivo aos pais/cuidadores;
  • Medo da doença;
  • Ansiedade pela perda do vínculo com pessoas, seja por distanciamento, adoecimento ou morte;
  • As situações de incerteza e de perdas causadas, podem provocar na criança sentimentos de raiva;
  • A exposição excessiva das crianças às telas contribuem para a dificuldade de atenção e concentração.

  

Qual a importância da escola  neste contexto?

  

  • Espaço privilegiado de interações e de convivência humana;
  • Para algumas crianças/jovens o único espaço de segurança, de expressão e cuidado;
  • Restabelecer o vínculo e a socialização;
  • Ressignificar o ser e estar na escola (recomeço, voltar a rotina agora de um outro jeito);
  • Sentimento de continuidade da vida.

 

Por que acolher os alunos no retorno às aulas presenciais?


  • Estão retornando de um longo período longe da escola, dos colegas e dos professores (necessária uma acomodação);
  • Foram afetados por diversas experiências (positivas ou não) que precisam e são importantes serem compartilhadas;
  • Vivenciaram o luto de diferentes naturezas (pessoa, da rotina, do afastamento da escola, dos amigos, da liberdade, de uma doença, etc.);
  • O prosseguimento das atividades é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e estabilidade emocional das crianças e dos jovens.

  

Como a escola pode acolher os alunos nas aulas presenciais?

 

  • Propiciar espaços que permitam as crianças expressarem seus sentimentos, medos, o que viveu e aprendeu nesse período;
  • As diferentes linguagens e as brincadeiras;
  • Ajudar as crianças a refletirem sobre o que estão sentindo e como estão reagindo a diferentes situações;
  • Importante também resgatar com as crianças/jovens seus sonhos, o sentimento de esperança e projetos;
  • Fortalecer os laços de afeto, solidariedade, empatia.

 

 

Como a escola pode acolher os alunos nas aulas presenciais?

 

  • Respeito aos ritmos diferentes de retorno à rotina;
  • Preparar a escola para recebê-los em um ambiente alegre;
  • A criança precisa se sentir segura e acolhida nesse novo lugar (sentimento de pertencimento);
  • Estabelecer horários e manter rotinas;
  • Utilizar recursos como livros, filmes, jogos, rodas de conversa.

  

  

*Contexto Familiar*

*Vulnerabilidades sociais e econômicas*

*Perda de emprego*

*Condições precárias de moradia, dos espaços*

*Potencialização das violências (naturezas diversas)*

*Alteração nas relações familiares provocando rupturas nos vínculos*

*Morte de entes queridos*

*Falta de perspectiva* 

 

 

Orientações às famílias


•       Dialogar com os filhos, colocar-se à disposição para ouvi-los, passando segurança emocional;

•       Possibilitar o exercício da autonomia, ajudando-os no autocontrole;

•       Realizar atividades juntos como brincadeiras, jogos, contato com a natureza;

•       Estabelecer as rotinas diárias, ajuda a diminuir a ansiedade e dá mais tranquilidade às crianças;

•       Quanto ao retorno às escolas (medo e ansiedade de separação ou perda dos pais);

•       Buscar ajudar de profissionais capacitados. 

 

Referências / Saiba Mais


  • NÚCLEO CIÊNCIA PELA INFÂNCIA (NCPI) é uma iniciativa colaborativa que produz, traduz e dissemina o conhecimento científico sobre o desenvolvimento na primeira infância, com o intuito de fortalecer e qualificar programas e políticas públicas que impactem positivamente crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Disponível em www.ncpi.org.br;
  • Relação de filmes e  Literatura infantil tratando sobre a morte/luto. Disponível em www.lunetas.com.br;
  • Depoimentos de crianças sobre a pandemia. Disponível em ;
  • Sociedade Brasileira de Pediatria: Luto infantil – Departamento Científico de Dor e Medicina Preventiva. Disponível em https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/luto-infantil/.


Última atualização: Monday, 7 Jun 2021, 12:27