ATIVIDADE 4 – Planejando o retorno

 

 

 


Planejando o retorno

 

Na atividade 4, trouxemos algumas reflexões e sugestões para esse retorno, pensando em vários aspectos:

 

- Quem são os envolvidos nesse retorno?;

- Acolhimento dos envolvidos no processo de retomada;

- Escuta dos(as) educandos(as), famílias e toda a comunidade escolar;

- Como trazer as aprendizagens dos(as) educandos(as), considerando que há aprendizagem em todos os espaços que esses(as) educandos(as) circulam;

- Pensando em um plano de ação para a retomada.


Sobre o que vamos conversar?

Mesmo à distância podemos e devemos discutir sobre o que fazer no momento do retorno dos(as) educandos(as) e de todos que fazem parte da comunidade escolar. Não sabemos quando e como será esse retorno, mas com certeza vamos nos esforçar para que seja um momento de acolhimento e de muita reflexão, construção e aprendizagem para todos.

  

O que vamos fazer? O que vamos trabalhar com nossos (as) educandos (as), com as famílias?

São muitas as perguntas para respondermos sozinhos, isolados. Então vamos construir juntos, afinal a pandemia nos deu a oportunidade de conhecer novas estratégias, novas ferramentas e com certeza vamos conseguir trazer para essa nova escola, experiências únicas vividas por cada um de nós!

Para dar início a esse momento trouxemos para vocês um acolhimento em forma de música, para que possamos estar mais perto e sabendo que tudo vai passar e com certeza sairemos diferentes e com muita vontade de estar juntos. 


    

   

 Baião na janela, música da Cia. do Tijolo, núcleo musical Tijolo por Tijolo.


Vamos relembrar alguns conceitos importantes para que possamos preparar esse momento de retorno. Lembrando que cada um é importante dentro da escola e que, cada um tem um papel único e fundamental para construção do conhecimento, para alcançar a formação integral dos envolvidos no processo de aprendizagem, garantindo os direitos dos nossos(as) educandos(as).

Vamos ver o que a professora Zuleica Moraes, Coordenadora de Programas Educacionais do DOEP traz para  reflexão.


 

  

  

Aspectos importantes a serem considerados na elaboração do Plano de Ação

 

●        Estabelecer escuta qualificada de todos os atores da equipe escolar e dos(as) educandos(as);

●        Dar ênfase ao trabalho colaborativo;

●        Potencializar os conselhos participativos e outros colegiados;

●        Criar um comitê interno democrático para pensar o retorno;

●        Considerar a possibilidade de ensino híbrido;

●        Estimular as múltiplas linguagens na organização do currículo da escola;

●        Rever a organização de tempos e espaços na escola;

●        Considerar o Quadro de Saberes Necessários – QSN 2019, com a forma de organização em Campos de experiências na Educação Infantil e os eixos da Ensino Fundamental.

 

Podemos considerar esse momento da retomada como “Janelas de possibilidades”

 


“Janelas do Mundo” -  Andre Vicente Gonçalves

 

 

Agora, assista o vídeo da professora Patrícia Fernandes, Coordenadora de Programas Educacionais do DOEP, onde ela conversa um pouco sobre o Projeto Político Pedagógico, Plano de Ação e novos olhares no retorno.

 

  

 

 

Pensando a “Nova Escola” em consonância com o QSN 2019 

Plano de ação - O que devo considerar em um plano de ação no retorno nesse complexo contexto atual?

 

Muitas escolas participaram do processo de elaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos, outras vão iniciar essa discussão. Vamos conversar sobre a continuidade dos planos elaborados até o momento e dar pistas para um planejamento 2021 em que todos os que fazem parte da comunidade escolar possam participar e ter voz.

Para isso vamos relembrar alguns conceitos:

 

1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 

●        Plano global da instituição;

●        Sistematização nunca é definitiva;

●        Planejamento participativo;

●        Aperfeiçoa e se objetiva na caminhada;

●        Define ação educativa intencional;

●        Caminho para a construção da identidade da instituição.

 

2. PLANO DE AÇÃO

 

●        Objetivo geral a ser alcançado com esse plano;

●        Lista de ações a serem executadas;

●        Data de início e de finalização previstas para cada ação ou atividade;

●        Responsável por cada ação.

 

 3. ENSINO APRENDIZAGEM

 

O pressuposto de qualquer atividade de planejamento, é o desejo de mudança, de acertar, de aperfeiçoar. Seria importante que o professor fosse ganhando clareza de, se não planejar conscientemente, a tendência é reproduzir.

  

Vamos pensar: O que vai ser, como vai ser trabalhado e como saber se os alunos estão aprendendo ou não, e o que fazer diante disto? Pensando no retorno e nas possibilidades de trabalhar com nossos(as) educandos(as), o trabalho por projeto é uma proposta que envolve todos os que fazem parte do processo ensino aprendizagem.

  

POR QUE O TRABALHO POR PROJETO?

Segundo Celso Vasconcelos, a perspectiva de trabalho por projeto nos parece ser atualmente uma das mais indicadas para a renovação metodológica, tendo em vista a possibilidade concreta de superar uma série de problemas da prática tradicional, como a passividade do aluno, o distanciamento entre o objeto de conhecimento e os interesses dos educandos, a desarticulação do ensino com a realidade, o não desenvolvimento da iniciativa e da autonomia dos alunos, etc.

Sendo assim, nesse retorno é preciso olhar para a educação integral e proporcionar momentos para que os (as) educandos(as), potencializem tudo que aprenderam. Importante também não esquecer a importância de se trabalhar com um currículo integrado que possibilite as interações entre todas as linguagens.

Quando falamos de uma nova escola, de reorganização dos espaços, precisamos pensar: que espaços são esses, o que eles me oferecem e como posso inserir os(as) educandos(as) e a comunidade escolar dentro deles, para que possam ser protagonistas de suas aprendizagens, pensando em tudo que você já viu até aqui desde a primeira aula.

De acordo com a Proposta Curricular – QSN 2019:

 

“A educação integral pressupõe processos educativos que possibilitem meios de emancipação no exercício da cidadania e na vivência dos direitos humanos e da justiça social. Para que essas ações sejam realizadas, é necessário que a organização do trabalho pedagógico considere a participação da comunidade escolar desde o planejamento pedagógico até a aquisição dos conhecimentos. Compreendendo a escola como lugar privilegiado de interações e aprendizagens, é função dela estabelecer o diálogo entre os saberes historicamente construídos e os saberes do cotidiano de forma intencional, a fim de potencializar as experiências e vivências dos sujeitos”. (Pág.19 – Introdutório QSN)

  

Nesse retorno será necessário ter um novo olhar para a escola e para todos que dela fazem parte, para isso vamos refletir um pouco mais a partir dos materiais abaixo:


No lugar da volta, a reviravolta da escola

Reviravolta da escola “Não há para onde voltar, pois a vida segue e a educação já não é a mesma. Esta é uma oportunidade de recriação da escola”. A frase de Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante – Educação e Mobilização Social, resume bem o sentimento compartilhado por educadores, estudantes e gestores sobre os impactos deixados pela pandemia de Covid-19: nunca esteve tão evidente – e propícia – a necessidade de repensar as formas de organização da escola no que diz respeito à gestão, currículo, espaço, metodologia, articulação intersetorial e com o território.

Movimento Inovação da Educação- 30/10/2020

 

Leia e anote os pontos que achar mais importantes e que podem ajudar na construção do seu plano para 2021.

Acesse os links para conhecer o material do Movimento Inovação da Educação. Movimento integrador de redes, escolas, profissionais, ativistas e iniciativas sociais pela transformação da educação em seus diversos campos.


No lugar da volta a reviravolta da escola

http://movinovacaonaeducacao.org.br/noticias/no-lugar-da-volta-a-reviravolta-da-escola/

Dimensão dos espaços

http://movinovacaonaeducacao.org.br/noticias/a-dimensao-inovadora-do-ambiente/


Socializando ideias e experiências

Após a leitura dos materiais e de tudo o que discutimos até aqui, é importante o compartilhamento das experiências vivenciadas nesse período de distanciamento.

Ao retornarmos para o espaço escolar com a equipe, com nossos (as) parceiros(as), educandos(as),vamos descobrir momentos muito significativos, pensando que cada um teve uma trajetória e muitas experiências, durante todo esse período de distanciamento social. Para que isso aconteça é necessário abrir a escuta e ter um olhar sensível, pensar no que cada um aprendeu e se dispôs a realizar durante o distanciamento. A escola será renovada e não apenas fisicamente, mas também no aspecto humano. Será preciso repensar práticas e trazer para o ambiente escolar novas experiências e possibilidades de trabalho com as equipes, educandos (as) e comunidade.

Pensando nessas experiências, todos os profissionais da escola precisaram se reinventar e trazer para seu trabalho várias possibilidades.

 

 

Referências

GUARULHOS. Secretaria Municipal de Educação. Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas. Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários – QSN 2019.

Movimento Inovação da Educação – outubro/2020

VASCONCELOS, Celso. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 11 ed. São Paulo: Libertad Editora, 2009.   

 


SAIBA MAIS:

Colocamos aqui algumas sugestões para que você possa refletir um pouco mais sobre escolas que trabalham com ocupação dos espaços e novas perspectivas.


Perspectivas para o retorno na Educação Infantil - Ana Carol Thomé e Paulo Focchi

https://youtu.be/i4HGKpeVM3U

 

A escola sem paredes Amorim Lima

https://youtu.be/tTGA0OPDZ-w

 

Projeto Âncora (Brasil) | Destino: Educação - Escolas Inovadoras

https://youtu.be/kE6MlnwML8Y

 

Fora da Caixa - Como a Educação Democrática Forma Alunos e Cidadãos

https://youtu.be/vnZq5vcSEVo

 

O que caracteriza uma escola democrática

https://youtu.be/pGG3Or2WhQ8

 

Escola feita de jogos - educação com aulas dadas a partir de jogos de todo tipo

https://youtu.be/v9CCOwy8NCk

 


Última atualização: Monday, 7 Jun 2021, 12:30