- Geral
- MÓDULO 2 - Impactos sociais e psicológicos
MÓDULO 2 - Impactos sociais e psicológicos
Neste módulo, você irá refletir sobre como podemos acolher os educandos, suas famílias e a equipe escolar considerando os impactos sociais e psicológicos que a pandemia por COVID-19 vem causando. Como cuidarmos uns dos outros e amenizar esta situação? Quais são as prioridades desse momento? São muitas as questões para pensarmos...
O módulo 2 está organizado com as seguintes atividades:
ATIVIDADE 1 – Vídeo e leitura: Refletindo sobre isolamento social, distanciamento físico e contato social
ATIVIDADE 2 – Vídeo e leitura: A experiência com a pandemia - Um olhar para as crianças e as famílias
ATIVIDADE 3 - Leitura do fascículo II: Precisamos falar sobre Educação Inclusiva – Aspectos Psicológicos em situação de isolamento social.
ATIVIDADE 4 – Vídeo e leitura: Aspectos Psicossociais na saúde mental infantil
ATIVIDADE 5 – Fórum de interação
Para iniciar nossa reflexão, assista a mensagem que o Prof. Lício de Araújo Vale trouxe para a Educação Municipal de Guarulhos. Ele é um Filósofo formado pela PUC - SP, qualificado em Suicídio e Automutilação pela UNIPAR, pesquisador sobre luto e valorização à vida, educador, palestrante, membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS), membro da Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP), entidade essa que é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização dos Estados Americanos (OEA). Já ministrou diversos cursos e palestras nacionais e internacionais, e suas obras já impactaram mais de 80,7 milhões leitores.
Prezados (as) educadoras (es), apresentamos o segundo número de nosso documento denominado Fascículo. Esta série de publicações tem a pretensão de fomentar mais um canal de diálogo, informação e pesquisa disponibilizado aos profissionais da Rede Municipal de Educação de nossa cidade.
Sabemos o quanto tem sido difícil nossa luta frente às mudanças provocadas pela atual pandemia, as angústias e sentimentos de incerteza que a acompanham, mas também temos a certeza da capacidade de superação e transformação da realidade inerente ao trabalho de toda equipe escolar, que neste momento mesmo distanciado dos educandos(as) têm participado ativamente das ações pedagógicas implementadas pela Secretaria de Educação de Guarulhos.
Neste segundo número apresentamos a temática “Aspectos Psicológicos em Situação de Isolamento Social” com a qual pretendemos abordar alguns assuntos que têm estado presentes em muitos debates em toda a sociedade contemporânea.
Com absoluta certeza o maior desejo de todos e todas é o de que essa “tempestade” passe logo e que possamos retomar a nossa caminhada de antes, muito embora saibamos que, provavelmente, muita coisa será diferente, como se tem acostumado a falar, “o novo normal”. Esperamos que os textos aqui disponibilizados possam verdadeiramente contribuir para este processo de transição e de retomada das atividades do cotidiano pessoal e profissional, sem perder de vista, é claro, que ainda estamos navegando em “águas agitadas”, mas com esperança, coragem, alegria e desejo de mudança, conseguiremos voltar a navegar por águas mais tranquilas.
Lembremos do que sempre nos ensina nosso mestre Paulo Freire: É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir!
Boa leitura a todos e todas!!!